quinta-feira, 23 de outubro de 2008

O que é generosidade / Generosity / Generosidad

A generosidade é também uma característica que encontramos na pessoa que exerce influência. Isso tem a ver com aquilo que João fala da "ostentação de bens" (1 João 2.16). A palavra vem do latim generosus que designa o homem ou animal que é de boa raça. Para Descartes, o generoso é antes de tudo aquele que é de raça nobre e, no sentido figurado ou moral, aquele que demonstra grandeza de alma. Assim ele afirmava: “Assim, creio que a verdadeira generosidade, que faz um homem estimar-se a si mesmo no mais alto grau em que pode legitimamente estimar-se, consiste somente, por uma parte, em que ele sabe que não há algo que realmente lhe pertença a não ser essa livre disposição das suas vontades, nem por que ele deva ser louvado ou censurado a não ser porque faz bom ou mau uso dela; e, por outra parte, em que ele sente em si mesmo uma firme e constante resolução de fazer bom uso dela, isto é, de nunca deixar de ter vontade para empreender e executar todas as coisas que julgar serem as melhores. Isso é seguir perfeitamente a virtude”.
A generosidade é um agir em função das exigências do amor, da ética e da solidariedade. O que nos ajuda a identificar se uma pessoa ama de verdade ou se tem compaixão é a sua generosidade. Por isso que a generosidade tem a ver com o caráter de Deus. Ele nos amou tanto e teve tanta compaixão que nos deu um presente maravilhoso. “Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores”. Romanos 5.8. A generosidade nos torna semelhantes a Deus. Você não pode dizer que é uma pessoa que ama ou que tem compaixão se não for generosa. Comte-Sponville afirma que “a generosidade é o contrário do egoísmo, como a magnanimidade o é da mesquinharia”. E ainda: “a generosidade nos eleva em direção aos outros, poderíamos dizer, e em direção a nós mesmos enquanto libertos de nosso pequeno eu”.
Como se tornar uma pessoa generosa? Comece por Compartilhar o que você tem com outras pessoas. A Bíblia nos ensina: “Cada um exerça o dom que recebeu para servir aos outros, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas”. 1 Pedro 4.10. Você tem mais a compartilhar do que imagina. Tudo o que temos é uma ”dádiva perfeita” e vem do nosso Pai celestial, que derrama sobre nós todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais porque pertencemos a Cristo.
Faça isso com generosidade porque Deus nos dá generosamente. Diz a Bíblia: “Cada um dê conforme determinou em seu coração, não com pesar ou por obrigação, pois Deus ama ao que dá com alegria”. 2 Coríntios 9.7. Talvez você não tenha muito dinheiro para doar, mas pode dar seu tempo e talentos. Isso representa grande parte da generosidade. Imagine quanta coisa você poderia fazer abençoando outros, se simplesmente fizesse uma faxina em seus armários e passasse adiante sua fartura – dar aos outros aquilo que você não usa.
Isso significa praticar a mordomia como um exercício de fé. Assim Jesus falou: “Dêem, e lhes será dado: uma boa medida, calcada, sacudida e transbordante será dada a vocês. Pois a medida que usarem também será usada para medir vocês”. Lucas 6.38. Quando não dividimos, impedimos a comunidade de crentes a experimentar a bênção completa de Deus, e estamos sendo maus mordomos de tudo o que Deus tem nos dado. Ser generosos uns com os outros intensifica a nossa fé e nos torna generosos com o mundo. Aprenda a viver generosamente. A Bíblia diz: “Há maior felicidade em dar do que em receber”. Atos 20.35b. Lembre-se que tudo pertence a Deus. Você precisa dar com um coração agradecido, nunca contribuir sob pressão. Aprenda a viver generosamente. Você vai ser enriquecido ao final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails