sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O que é inteligência espiritual? / QS spiritual quotient / inteligencia espiritual

A inteligência é uma capacidade tremendamente humana que diz respeito á faculdade de solucionar problemas através do pensamento de forma abstrata. Envolve a atividade de aprender, de aplicar o aprendido, de atribuir sentido, de adaptar-se. Inclui procedimentos como memória, raciocínio, seleção de dados, analogia, simbolismo, previsibilidade etc. Enfim, diz respeito à maneira como nos relacionamos com a vida e com o mundo.
Desde o começo do século XX, tem-se procurado um modo científico de tratar a questão da inteligência. No início, o teste de QI era o método científico para se quantificar a inteligência humana. Considerava-se a inteligência analítica através da qual formulamos conceitos e desenvolvemos a mentalidade científica com fundamento em critérios de objetividade. Isso foi alterado na década de 1990 com o surgimento da noção de QE, ou inteligência emocional. Provou-se que a inteligência humana não é regida somente pela razão, mas também pelas paixões. Nesse sentido, somos primordialmente movidos por paixão, empatia e compaixão; só depois disso é que vem a razão. Nossas atitudes são uma combinação de QI com QE e é assim que somos motivados.
Mais recentemente, tem-se desenvolvido a noção de inteligência espiritual – QS, que está relacionada à necessidade humana de se ter propósito e sentido na vida. Ela é responsável pela busca de significado para nossa existência. É o que nos leva a ter noção de valores e crenças que norteiam nossas ações cotidianas. Apesar do termo remeter a um sentimento religioso, ele tem sido utilizado para referir-se a atitudes de ousadia, fé, autoconfiança, convicção, além de desenvolver valores que sensibilizam a sociedade, tais como a generosidade, o senso de justiça, o contentamento. Essas atitudes estão em alta no mercado profissional e determinam o perfil do trabalhador ou empreendedor desejado. Isso porque pessoas com alto índice de inteligência emocional tendem a ser mais comprometidas com projetos, arriscam-se mais e agem com mais entusiasmo.
Inteligência espiritual é, na verdade, um desenvolvimento da maneira como a ciência vem tratando a questão, a partir do estudo do cérebro e de suas múltiplas inteligências. A neurociência e a neurolingüística procuram apresentar evidências da existência desse tipo de inteligência, através da qual captamos fatos, idéias e emoções, como também percebemos os contextos maiores de nossa vida, totalidades significativas, que nos faz sentir inseridos em uma totalidade, que nos torna sensíveis a valores, a questões ligadas à divindade e à transcendência. As experiências científicas realizadas nessa área têm verificado que essa é uma atividade biológica, neurônica, que se origina de oscilações neurais a uma determinada freqüência, especialmente localizada nos lobos temporais. Alguns estudiosos têm batizado essa região dos lobos temporais de “o ponto Deus”. Esse é o instrumento que capacita o ser humano a perceber a presença de Deus, que sempre esteve lá, embora não perceptível conscientemente.
A existência desse “ponto Deus” representa um aspecto da evolução de nossa espécie humana. Ela constitui uma referência de sentido para a nossa vida de tal modo que a espiritualidade pode ser compreendida como parte da condição humana e não uma área de domínio exclusivo das religiões. Ao contrário, as religiões não passam de uma das expressões desse “ponto Deus”.

4 comentários:

  1. Caro Irenio,

    Sabe que, enquanto trabalho o conceito de graça, tenho pensado bastante sobre a possibilidade da espiritualidade "ser compreendida como parte da condição humana e não uma área de domínio exclusivo das religiões". Muito boa essa postagem.

    Um abraço,
    Paulo Silvano

    ResponderExcluir
  2. Querido Irenio,
    Adorei o seu texto, muito convincente,um texto prático, fácil de ser compreendido,e de muita eficácia, mudou algusn pensamentos meus, obrigada pela publicação e parabéns pelas idéias.

    Grata Rafaela

    ResponderExcluir
  3. Também gostei muito da postagem. Nunca tinha ouvido falar nisso e me parece bastante interessante.

    abs,

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto. Essa questão da inteligência espiritual me provocou! Gostei, vou buscar mais sobre o assunto. Parabéns professor!!!

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails