segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Como enfrentar um tempo de crise / how to win in a time of crisis? / cómo ganar en un momento de crisis

O ano de 2009 tem sido anunciado como um ano de crise. Em seu discurso de posse, o presidente norte-americano Barack Obama reconheceu isso. Ele afirmou ainda: “Hoje eu lhes digo que os desafios diante de nós são reais. São sérios e são muitos. Eles não serão superados facilmente ou num curto período de tempo.”
Embora todos os indicativos apontem para um tempo de crise, a melhor atitude não é fugir ou ter medo. Mesmo que a crise não nos afete, a melhor atitude não é também olhar para os lados e simplesmente suspirar de alívio dizendo que isso não é conosco. A Bíblia nos aponta um caminho mais seguro para enfrentar esse tempo de crise.
Diante da crise, o salmista pergunta: “Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?” Salmos 11.3. Se a pergunta é: o que é possível fazer diante da crise? O conselho bíblico é: “Olhem para o Senhor e para a sua força; busquem sempre a sua face”. 1Crônicas 16.11.
Atitude correta daquele que confia no Senhor é reconhecer que, sem Deus, não há esperança, mas com Deus tudo fica bem melhor. “Temam o Senhor, vocês que são os seus santos, pois nada falta aos que o temem”. Salmos 34.9.
Pode ser que você diga que isso não te afeta, afinal a crise econômica não ameaça o seu emprego. Mas quando a gente houve falar que grandes corporações demitiram dez, vinte mil funcionários de uma vez, isso pode afetar toda a cadeia produtiva e, de alguma forma, um dia vai chegar até você. Quando se fala de demissões, não se fala só de números, mas de pessoas que têm compromissos, família, sonhos.
A atitude mais adequada, numa hora como essa que a crise toma a todos, é perguntar para você mesmo: de que maneira ou posso ajudar as pessoas a superar esse momento de crise? Ou então: como posso influenciar as pessoas que estão mais próximas de mim a enfrentarem a crise de um outro modo?
O mundo está em crise há muito tempo. A crise econômica atual é apenas um lado do problema. Gostaria de sugerir algumas atitudes para enfrentar crises, sejam elas de que natureza for. Em primeiro lugar, apresente para Deus seu problema. Jó não teve dúvidas. Veja o que ele fez: “Por isso não me calo; na aflição do meu espírito desabafarei, na amargura da minha alma farei as minhas queixas”. Jó 7.11. Reconheça a grandeza de Deus. Não importa o que aconteça, Deus não vai te desamparar. “Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria”. Salmos 46.1-3 .
Peça forças ao Senhor. A Bíblia diz: “Recorram ao Senhor e ao seu poder; busquem sempre a sua presença”. Salmos 105.4. E, acima de tudo, mantenha o seu foco nas promessas divinas. “Por isso não desanimamos. Embora exteriormente estejamos a desgastar-nos, interiormente estamos sendo renovados dia após dia, pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles. Assim, fixamos os olhos, não naquilo que se vê, mas no que não se vê, pois o que se vê é transitório, mas o que não se vê é eterno”. 2Corítios 4.16-18

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails