segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Missão: diálogo e anúncio / Mission: dialogue and proclamation / Misión: diálogo y anuncio

A gente já se fez essa pergunta: para que estou no mundo, afinal? A resposta implica necessariamente a descoberta do sentido de missão. E isso tem a ver com diálogo e anúncio. A missão envolve dialogar com as pessoas e compartilhar nossas ideias e descobertas. É uma atividade comunicativa, por assim dizer, em que o anúncio não substitui o diálogo. Há pessoas que se limitam tão somente ao anúncio, vaticinando suas interpretações, via de regra, equivocadas sem ouvir o que o outro pensa.
Falar em diálogo deve-se pressupor a necessidade de solidariedade, de testemunho e de relacionamento construtivo entre diferentes expressões socioculturais. Falar em anúncio deve-se pressupor o convite a que se empenhe em fé em seguir os ensinos de Jesus, o que se dá a partir da conversão, como um redirecionamento da vida para Deus.
A abertura para o diálogo abrange a compreensão de um Deus que se manifesta na história e historicamente a fim de se comunicar a toda a humanidade. Desperta a compreensão de que a humanidade inteira forma uma só família, com uma origem comum, criada por Deus. Implica a ação do Espírito Santo no mundo que se dá de forma invisível e abrangente, havendo sinais de sua presença e da graça em todas as expressões humanas. O diálogo coloca em questão o conteúdo da mensagem que cremos, ao mesmo tempo em que somos confrontados. Nesse sentido, o diálogo é sempre libertador. Para o cristão, o diálogo pode resultar em uma consciência de identidade maior, bem como uma atitude mais aberta às possibilidades de expressão da fé.
A missão aponta para que diálogo e anúncio estejam inter-relacionados, mediante uma espiritualidade que valorize a comunhão. A missão é uma só. Não há condição para um anúncio unilateral de uma verdade absoluta, mas de indicar uma resposta à pergunta sobre quem é Jesus e qual o sentido de seguir seus ensinos para a vida de realização humana. Aquele que professa livremente a fé em Jesus, que dialogou e anunciou sua mensagem aos seus contemporâneos como os evangelhos revelam, é convidado a tomar parte dessa mesma missão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails