domingo, 13 de abril de 2014

Aprovado em Cristo / Approved in Christ / Aprobado en Cristo

Saúdem Apeles, aprovado em Cristo.” Romanos 16.10
Não se sabe quem foi Apeles a não ser pela referência do apóstolo Paulo de que ele era um “aprovado em Cristo”. Claro, ele era um membro ativo da igreja em Roma, admirado pelas pessoas. Nada disso, porém, diz muito sobre sua vida, sua atuação, seus relacionamentos, seu testemunho.
De todas as possibilidades de caracterização de quem foi esse personagem que merecia tal saudação, é evidente ter curiosidade a respeito do que faça dele um “aprovado em Cristo”. Aprovado é quem passa por uma prova e isso já tem em si mesmo muito a nos dizer.
Quando se dizia entre os primeiros cristãos que alguém passava por uma prova não correspondia a uma circunstância dolorosa da vida, ou a uma tentação, ou mesmo a uma indecisão que exige de nós uma escolha.
O que estava em jogo nas provas vividas pelos cristãos primitivos era o desafio da afirmação da fé num mundo que hostilizava de forma cruel o cristianismo. Ser provado era ser confrontado com a escolha de viver ou não viver por amor a Cristo. Ser reprovado nesse tipo de exame era negar a fé para livrar-se do martírio. Morrer não significava ser reprovado, mas uma forte expressão de amor e de convicção.

Ser um aprovado em Cristo hoje pode significar outras renúncias naqueles momentos em que nossa fé é colocada sob questão. Viver a fé de forma autêntica é sempre um grande desafio de tal maneira que ser aprovado é uma conquista que precisa ser feita diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails