quinta-feira, 17 de abril de 2014

Páscoa, ressurreição e vida / Easter, resurrection and life / Pascua, la resurrección y la vida

Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida’. [...]” João 11.25
Páscoa é recomeço, chamada para uma nova vida, um novo tempo em que novas oportunidades tornam-se possíveis. Celebrar a Páscoa é celebrar a vida.
Foi assim para os hebreus. Na antecipação da travessia para a terra da promessa, uma pausa para reunir a família e a comunidade de fé para refletir sobre o que há de vir.
Foi assim para Jesus. Na véspera da cruz, uma pausa para reunir seus seguidores e amigos para um último banquete e refletir sobre os rumos da fé.
A Páscoa aponta para um fim. É lá que está o começo da vida plena. Para chegar ao fim, há que se fazer a trajetória toda, com todas as implicações da caminhada. Inclusive a morte.
Em tempos de individualismos e de tanta maldade, celebrar a Páscoa é voltar os olhos para a nossa condição humana e construir as pontes de justiça, solidariedade e compaixão que nos ajudem a fazer a caminhada toda.
A salvação consiste em encontrar forças para seguir caminho. Elas estão na relação com aquele que se fez caminho. Sua ressurreição é a garantia de que o caminho é seguro. Nele está a salvação e a vida.
Na figura daquele que foi humanamente divino, Jesus de Nazaré, encontramos a força para seguir adiante, a esperança no futuro, a certeza de que toda maldade terá um basta, de que a vida se renova e que novos começos são possíveis.

Feliz Páscoa com Jesus. Sem ele, não há recomeços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails