sábado, 24 de maio de 2014

Tempos trabalhosos / Perilous times / Tiempos peligrosos

Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis.2 Timóteo 3.1
Um século antes de Cristo, o senador romano Cícero declarou: “O tempora, o mores”, que em latim quer dizer “que tempos, que costumes”. Era uma constatação dos conflitos e ameaças que a sociedade romana passava. Havia um jogo de interesses políticos da oposição que ameaçavam a república. A vida social era marcada por violência, corrupção, desigualdade e injustiça social.
Essa expressão foi usada posteriormente com certa constância por escritores latinos para demonstrar uma perplexidade diante da decadência moral que assolava a vida social. Até mesmo o teólogo Jerônimo, no século IV da era cristã, a utilizou para demonstrar sua indignação diante das ameaças aos bens e à vida comum.
A Bíblia também parece dar a idéia de que o futuro nos reserva tempos difíceis e trabalhosos. Porém, não há qualquer exigência para que venhamos aceitar esse aspecto da realidade como normal. Ao contrário, a Bíblia é um convite à insurreição contra toda forma de expressão que ponha em risco a esperança e a liberdade.
A mensagem do evangelho não aponta para uma solução para tempos difíceis num futuro distante, mas nos chama para uma transformação para que vivamos esses tempos trabalhosos com esperança de que um tempo melhor é possível. É isso que nos encoraja a sair de nossa acomodação e a desenvolver atitudes que tornem um mundo melhor viável.
A fé tem que estar comprometida com isso. Se não, de que vale crer?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails