domingo, 7 de setembro de 2014

“Vem e vê”: o custo do discipulado / “Come and see”: The cost of discipleship / “Venid y ved”: El costo del discipulado

“[...] Venham e verão [...]” João 1.39
André foi o primeiro discípulo a quem Jesus chamou, por isso é conhecido pela tradição cristã como “protocletos”. Era um homem cheio de vontade de ter uma vida mais próxima de Deus. Foi um dos discípulos de João Batista, juntamente com João, aquele mesmo que se tornaria um dos evangelistas.
A maneira como encontrou-se com Jesus pela primeira vez despertou seu interesse pelo Salvador. O convite de Jesus foi simples: “Vem e vê”. André assumiu o custo do discipulado de forma integral. Sua primeira atitude foi encontrar seu irmão Pedro para dizer que havia encontrado o Messias e para conduzi-lo até Jesus.
André tornou-se um grande evangelista e líder da igreja cristã. Sua ação missionária se estendeu à região que compreende hoje a Romênia e a Rússia. Sua visão missionária o conduziu a estabelecer a sede de sua missão em Bizâncio, que depois viria a ser a sede do império romano com o nome de Constantinopla, atual Istambul.
Ele assumiu o testemunho de Jesus Cristo até as últimas consequências. Morreu atado a uma cruz, martirizado, na cidade de Patras, região grega de Acaia. Seu nome é ainda lembrado como patrono na Escócia, na Ucrânia, na Romênia, na Sicília e em Istambul. Sua vida fala até hoje.

Até que ponto estamos dispostos a assumir o custo de seguir a Cristo? As consequências dessa decisão são imprevisíveis. De uma coisa podemos ter certeza: uma vida que se dispõe a assumir o custo do discipulado de forma radical faz a diferença e é disso que o mundo precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails