domingo, 5 de abril de 2015

Ressurreição e vida / Resurrection and life / La resurrección y la vida

“Disse-lhe Jesus: ‘Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá’.” João 11.25
O teólogo alemão Jürgen Moltmann afirmou que “uma fé cristã que não é fé na ressurreição não pode por isso ser chamada nem de cristã nem de fé.” Crer na ressurreição é reconhecer aquele que foi ressuscitado como o mesmo que suportou a cruz e é também confiar naquele que o ressuscitou. O testemunho de fé dos discípulos e a ousadia da proclamação do evangelho fortalecem a convicção de que a ressurreição foi um fato que se deu na história e que produziu efeitos históricos sobre a humanidade toda.
Crer na ressurreição de Jesus é tomar por inteiro a realidade da revelação divina. Em Cristo, Deus assumiu a nossa humanidade. A encarnação não seria humana se não incluísse a morte. Na cruz, Deus morreu. Em sua morte estavam também todas as crenças, todas as esperanças, todas as ilusões. Mas aqueles que creram puderam vê-lo ressuscitado, vivo, em todo o seu esplendor.
Em que acreditamos quando afirmamos a fé na ressurreição de Jesus? Em primeiro lugar, aquele que foi crucificado apareceu aos seus discípulos e a quem mais amava. Em segundo lugar, aquele que apareceu vivo dentre os mortos é o mesmo que veremos quando estivermos face a face com ele. E em terceiro lugar, aquele que nem mesmo a morte pode deter é o que está conosco e nos estimula a caminhar. Você crê nisso?
E o que acontece por crermos na ressurreição? Em primeiro lugar, isso fortalece a nossa confiança naquele em quem cremos. Em segundo lugar, isso restaura a nossa esperança em relação ao futuro que teremos. E em terceiro lugar, isso nos motiva a cumprir a missão que recebemos. A fé na ressurreição desperta a vida que renasce a partir do encontro com aquele que ressurgiu.
Quando os primeiros discípulos, testemunhas oculares, viram a Jesus ressuscitado, isso lhes fez lembrar a promessa da glória divina que encheria a Terra e fez com que aumentasse a esperança de que esta mesma glória seja consumada no futuro. Quem crê na ressurreição consegue visualizar a glória futura e conceber o que até então não era possível ao entendimento humano: nos o veremos em toda a sua glória.
A ressurreição é o começo do fim. Estava diante daquelas pessoas o símbolo da ressurreição futura, da vitória sobre o medo e a morte e a expectativa do que nos aguarda no futuro. Sem isso, toda a fé se torna sem sentido. “Se Cristo não ressuscitou, é inútil a nossa pregação, como também é inútil a fé que vocês têm” (1 Coríntios 15.14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails