sábado, 24 de outubro de 2015

Alegria e espiritualidade / Joy and spirituality / La alegría y la espiritualidad

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!” Filipenses 4.4
A vida cristã é uma caminhada de alegria. Deus não chamou ninguém para uma vida de tristeza, mas ele sabe muito bem que a nossa vida é permeada por situações contraditórias.
Deus, em sua infinita sabedoria, procurou garantir todas as condições para que vivêssemos em alegria. Por isso, a Bíblia está repleta de palavras que despertam este sentimento.
A vida de alegria de que a Bíblia fala está na contramão do sentimento desenvolvido pela secularidade. A alegria normalmente está associada a uma euforia, a um sentimento de gozo e até a um estado de bem-estar. Entretanto, Deus não está interessado somente em seu bem-estar, mas em sua realização como pessoa humana.
A alegria é um sentimento de contentamento, de satisfação, de regozijo, de júbilo e até de entusiasmo. Ele é expresso por meio do riso e até de expressões corporais, como o pulo e a dança. Está vinculada ao bom humor e à maneira como lidamos com as nossas limitações. Pessoas bem-humoradas são capazes de transcender, acreditam que é a superação é possível. A alegria, portanto, traz em si mesma um vislumbre da graça, a possibilidade da redenção.
Se alguém tem vivido dominado pela tristeza, precisa repensar a sua caminhada com Deus e abrir espaço para o que Deus gostaria de fazer, que é restaurar a alegria que vem dele e que está perdida.
Precisamos refletir sobre as possibilidades de restaurar a alegria em meio à nossa tristeza. Chorar, de fato, alivia o sofrimento, mas ter alegria apesar das circunstâncias difíceis torna tudo mais belo. Acordar de manhã e logo colocar um sorriso no rosto é um exercício interessante para ajudá-lo a ser uma pessoa mais gentil, bondosa e cortês com as pessoas que estão à sua volta.
A felicidade não consiste apenas de instantes alegres, mas de ter coragem para enfrentar os momentos de tristeza e de ter sabedoria para aprender com os problemas. O que se torna urgente, então, é descobrir a si mesmo para encontrar respostas concretas a uma vida feliz, em meio às circunstâncias, a partir de uma relação com Deus. Se não somos capazes de conhecer a nós mesmos, dificilmente conheceremos os propósitos de Deus para nós.
A vida cristã é uma caminhada humana que visa nos tornar mais humanos. O objetivo maior de se desenvolver um sentimento de alegria é encontrar o prazer da vida em Deus. E este prazer se completa quando compartilhamos nossa alegria com outros.

Acredite, mesmo que as coisas piorem ainda mais, é possível encontrar alegria no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails