sábado, 21 de maio de 2016

Vença o mal com o bem / Overcome evil with good / Vence con el bien el mal

Não se deixem vencer pelo mal, mas vençam o mal com o bem.” Romanos 12.21 
O maior desafio para a teologia cristã é o problema do mal. Alguns confrontam a realidade do mal com a existência de Deus. Porém, o mal não tem uma natureza ontológica ou metafísica, não é um estado de natureza nem uma personificação. Antes, é resultado das ações humanas e se realiza em meio às nossas relações.
O mal acontece naqueles espaços em que as circunstâncias concretas e históricas da maldade o permitem. Ou seja, o mal se torna real, vivo e presente naquelas condições e oportunidades em que a arrogância, a opressão e a exploração do outro prevalecem. Para Martin Luther King Jr., “quem aceita o mal sem protestar, coopera com ele”.
A melhor maneira de superação do mal é apontada pela Bíblia: “vença o mal com o bem”. Veja algumas atitudes em que podemos usar o bem para derrotar o mal:
Ame com sinceridade. Procure desenvolver atitudes que possam nutrir o seu amor pelas pessoas até mesmo naquelas situações que não são amáveis.
Pratique compaixão. Sinta a dor do outro como se fosse sua, coloque-se no lugar do outro.
Seja generoso. Aprenda a compartilhar o que tem com os outros. Ter é um dom que precisa ser acompanhado da graça da solidariedade.
Exercite a justiça. Não inclua a vingança em seus desejos mais ocultos. A vingança é algo tão devastador que somente Deus, que é justo, pode exercê-la.
Não alimente mágoa. Isso é o mesmo que tomar veneno desejando que o outro morra. Ressentimentos e amarguras podem ser sintomas de problemas mais sérios em nossa saúde física e emocional.
Rejeite toda forma de preconceito. Deus ama a diversidade e graças a ele não somos todos iguais. Cada pessoa é única e serve a um propósito específico nas mãos do Criador.
Seja gentil. Use palavras agradáveis, aprenda a ser agradecido, seja solícito em todas as circunstâncias.
Esteja sempre pronto a servir. Coloque seus dons e talentos a serviço de uma causa boa. Jesus é o maior exemplo de alguém que colocou sua vida inteira a serviço do bem da humanidade.
Faça o bem. A bondade é resultado de um coração sensível à necessidade do outro e ao bem comum.
Cultive espiritualidade. A oração, a celebração pública e a meditação bíblica ainda são práticas essenciais num mundo de tanta diversidade. Não existe maior mal para a vida humana do que afastar-se de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails