domingo, 19 de junho de 2016

Enquanto dormimos / So he giveth his beloved sleep / Á su amado dará Dios el sueño

“[...] ele supre aos seus amados enquanto dormem.” Salmos 127.2 (ARA)
O que tem tirado o nosso sono? A defesa da família, a violência da cidade ou a crise econômica? A preocupação com a família desperta o cuidado com os nossos relacionamentos. A segurança na cidade tem a ver com questões de justiça. Os problemas econômicos afetam diretamente o bem-estar das pessoas. E estas são as causas dos maiores conflitos que afetam as pessoas atualmente.
O salmista entendeu que todas essas preocupações são insuficientes – vãs, por assim dizer –, se Deus não estiver no controle dos problemas que envolvem os relacionamentos, a justiça e o bem-estar. Cuidar disso sem levar em conta o que Deus pensa não passa de uma vaidade. É bom lembrar que a palavra vaidade na Bíblia tem o sentido de vazio.
Mas se Deus está no controle e se os critérios dele são levados em consideração na vida da família, na sociedade e até na conduta pessoal, então podemos dormir o sono dos justos, visto que Deus mesmo é quem supre nossas necessidades. Ele cuida de nós.
Isso não é um convite à preguiça. Não há nenhuma justificativa para abandonarmos o trabalho e o esforço. O que cabe a nós fazermos, sempre deverá ser feito, uma vez que aquilo que só cabe a Deus fazer ele sempre fará.
Não é uma fuga da realidade. Dormir é a parte reparadora de nossa atividade orgânica. Passamos um terço de nossa vida dormindo. Isso é essencial para repor as energias e nos prepararmos para o dia seguinte. O nosso relógio biológico já está programado para o processo de renovação de nosso organismo a fim de nos mantermos saudáveis, vivendo com mais qualidade e prolongando nossos dias.
Não é uma alienação. Quando dormimos, não entramos em um estágio de estagnação. As preocupações nos acompanham, por isso sonhamos. Nada como um dia após o outro para verificarmos a dinâmica da vida, que se refaz numa constante.
Bem, então surgem algumas perguntas. Quem são os amados a quem ele supre? Os mesmos a quem ele ama ao ponto de enviar seu filho unigênito. Deus cuida do humano e quer resgatar o que há de mais humano em nós.
Por que ele supre, se nos fez capazes de fazer escolhas e tomar decisões? Porque ele sabe que nossos projetos são fadados ao fracasso. Não temos o controle de nossos amanhãs, mas podemos ter a certeza de que ele já está lá.
O que ele nos dá enquanto dormimos? A condição de descansar, mesmo em meio à tormenta. Ele sabe que não somos capazes de fazer qualquer coisa para alterar as situações de tragédia, para evitar a calamidade ou mesmo para desfrutar o instante seguinte. Por isso que ele nos convida a descansar com ele.

Se Deus não cuidar da casa, em vão trabalhamos. Se Deus não cuidar da cidade, em vão nos protegemos. Se Deus não prover o sustento, em vão o granjeamos. Nele podemos descansar, pois é o único que tem cuidado de nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails