domingo, 20 de novembro de 2016

Como pessoas misericórdias agem? / How merciful people act? / ¿Cómo actúa la gente compasiva?

“Que é mais fácil dizer: ‘Os seus pecados estão perdoados’, ou: ‘Levante-se e ande’?” (Lucas 5.23).
O mundo carece de gente misericordiosa pelo simples fato de que tais pessoas agem com misericórdia, que é o que mais se precisa. O episódio da cura do paralítico de Cafarnaum é um exemplo disso. Ele chama a atenção não por causa do milagre em si, mas pela atitude das pessoas que o conduziram até Jesus.
A história é narrada nos três evangelhos sinóticos, mas Marcos e Lucas destacam como foi que isso aconteceu. Jesus se encontrava em uma casa apinhada de gente e quatro homens levaram o paralítico até ele em uma maca. Fico imaginando o quadro: eles chegam à entrada da casa, tentam entrar, forçam passagem com a maca, mas não conseguem. Eles olham um para o outro e bolam um plano alternativo, que era colocar o paralítico no meio da sala onde Jesus se encontrava através de uma abertura no piso do terraço. Era um empreendimento trabalhoso que demandava um trabalho de equipe. Alguém teria que subir no terraço e abrir uma passagem. Eles teriam que encontrar cordas para içar o paralítico até lá e ainda descê-lo de forma segura até o local. E tudo tinha que ser de forma rápida. O importante desse relato é que nada impediu que eles realizassem esse intento e foram bem-sucedidos nisso. O paralítico foi colocado diante de Jesus.
A Bíblia não diz quem eram aqueles homens, mas deixa claro que eles foram capazes de agir com misericórdia. Três atitudes chamam a atenção nesses homens: eles foram solidários para com o sofrimento do paralítico, eles compartilharam o mesmo esforço para encontrar uma solução para o problema e eles acreditavam que em Jesus encontrariam resposta para aquela situação aflitiva. São atitudes próprias de quem tem misericórdia.
Como agem pessoas misericordiosas? Elas agem de forma solidária, em comunhão e pondo toda a esperança em Jesus. Para isso, não importa quem você é, o que você acredita, qual é o seu passado ou quais são as suas credenciais. E de nada adianta ser quem você é, acreditar no que você crê, ter a história de sucesso que você tem ou possuir os títulos que você conquistou se não for capaz de ser sensível pela aflição do outro e se não se mobilizar a agir por causa desse sentimento.
Pessoas misericordiosas são solidárias, atuam em comunhão e depositam sua esperança em Jesus. Não se esqueça disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails