quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Qual o espaço para a misericórdia? / What is the space for mercy? / ¿Cuál es el espacio para la misericordia?

“Então Jesus lhe disse: ‘Levante-se! Pegue a sua maca e ande’” (João 5.8).
O poço de Betesda era o lugar propício para a prática da misericórdia. Seu nome significava isso mesmo: “casa de misericórdia”. Ao lado dele havia sido construído abrigos para acomodar muita gente. Porém a história era bem outra.
Conta-se que aquele era o lugar em que as famílias, para se verem livres dos seus doentes, os abandonava junto à fonte de água que jorrava ali. Com o tempo, desenvolveu-se uma crença de que um anjo visitava de vez em quando o lugar e agitava as águas do poço. O primeiro que mergulhasse seria curado.
Não se sabe se alguém chegou a receber a cura ali. Mas dá para se fazer uma ideia do tumulto que acontecia. Os mais ricos logo ocuparam os lugares mais próximos ao poço. Alguns até contratavam escravos para vigiarem a água para eles. De repente, alguém gritava: “a água foi agitada!” E todos disputavam para ver quem mergulhava primeiro. Cegos, paralíticos, mutilados, surdos, toda sorte de portadores de necessidades especiais. Eram maltrapilhos e rejeitados. Todos disputando entrar no poço.
Quanta história de fracasso e decepção cercava o poço de Betesda! Quanta esperança e fé havia ali apesar de tudo! A única coisa que não havia era misericórdia. Essa passava longe do lugar onde se dizia que era a sua habitação.
Até que um dia Jesus passou por ali. Viu um paralítico deitado em seu leito, triste e desolado.
– Há quanto tempo você está aqui?
– 38 anos...
– Depois disso tudo, você ainda tem esperança de ser curado?
– Senhor, ninguém me ajuda. E quando a água é agitada, vem outro mais esperto e entra primeiro.
– Então, levanta, pega o seu leito e anda!
Imediatamente o que era paralítico se levantou e andou.
Qual é o lugar da misericórdia? O lugar onde aquele que é misericordioso encontra-se com alguém que precisa de misericórdia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails